• Sheila Drumond

É possível tratar a sua própria ansiedade, com segurança e eficácia




Autoterapia para ansiedade : Aprenda a lidar com suas emoções


A autoterapia é uma ferramenta poderosa para lidar com a ansiedade. Por meio dessa técnica, conseguimos tomar o controle de nossas vidas e lidar com os problemas de maneira mais eficaz.


Recentemente, vimos que o número de pessoas com doenças relacionadas à ansiedade, aumentou significativamente. Segundo a OMS, pelo menos 25% das pessoas foram diagnosticadas com ansiedade ou depressão durante o período da pandemia.


Por isso, investir em prevenção é sempre a melhor maneira para evitar as doenças emocionais. A autoterapia também nos ensina a ser mais conscientes do presente, o que nos permite relaxar e desfrutar da vida mais plenamente.


Ao longo deste artigo, vamos entender melhor como a autoterapia pode tratar a controlar a ansiedade.


A ansiedade pode ser controlada?


Em primeiro lugar, precisamos estar cientes de que a ansiedade é uma questão fisiológica. Muitas vezes, o paciente pensa que é possível arranjar distrações para controlar a ansiedade. Mas saiba que encontrar um hobby, sair para conversar com os amigos ou mergulhar em outras atividades de lazer não significa que você está tratando a doença.


E a ansiedade pode ser controlada com a autoterapia? Sim, a ansiedade pode ser controlada com autoterapia. Podemos dizer que a autoterapia é um método eficaz para lidar com a ansiedade, porque permite que você explore suas próprias emoções e pensamentos, além de te munir com técnicas eficazes para lidar com ambos: pensamentos e emoções. E, ainda, uma vez que você aprende, a autoterapia não vai te onerar financeiramente e pode ser feita em qualquer lugar.


A ansiedade é uma condição mental que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Entre alguns sintomas estão batimentos cardíacos acelerados, sudorese, fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade e insônia. Em casos mais graves, a ansiedade também pode levar à depressão.


Se você sofre de ansiedade, você sabe o quão difícil é lidar com os sintomas. Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para diminuir ou até mesmo eliminar os sintomas da ansiedade.


Como a autoterapia ajuda no tratamento da ansiedade


Para entender melhor como a autoterapia pode ser benéfica para tratar a ansiedade, precisamos entender como ela funciona. Primeiramente, todo tratamento que conduz com excelência o paciente para eliminar a doença, contempla técnicas que vão atuar em 4 esferas:


  • Comportamento;

  • Emocional;

  • Cognitivo;

  • Subconsciente;


O que ocorre para mudança do nosso comportamento é o comando que emitimos a partir dos nossos pensamentos. Ou seja, pensamentos que estão ligados à questões de sobrevivência como problemas financeiros, relações sociais e catástrofes, impactam diretamente nas nossas emoções. Consequentemente, o comportamento será afetado.


A autoterapia se baseia no princípio de que nossos pensamentos podem afetar diretamente nossas emoções e comportamentos. Com a autoterapia, você aprende a identificar os pensamentos automáticos negativos que estão causando sua ansiedade e aprende a lidar com eles, ao mesmo tempo que cultiva pensamentos mais positivos e realistas. Você vai aprender a desarmar os pensamentos automáticos negativos através da quebra de crenças que os produz. Isso irá, gradualmente, reduzir os sintomas da ansiedade e melhorar seu bem-estar geral.


Existem várias maneiras de realizar a autoterapia para tratar a ansiedade. Você pode procurar um terapeuta especializado em autoterapia para te guiar durante o processo ou fazer isso sozinho - através do treinamento de Autoterapia para Ansiedade 9.0. De qualquer forma, aqui estão algumas dicas gerais sobre como realizar a autoterapia para tratar a ansiedade:


O primeiro passo na autoterapia é controlar as crises. Para isso, existem várias técnicas, que vão do relaxamento profundo, com técnicas de hipnose e PNL até as técnicas mais simples, propostas pela Terapia Cognitiva Comportamental. Particularmente, gosto de utilizar as duas em conjunto, por entender que elas atuam em campos diferentes.


Depois, é preciso identificar os pensamentos negativos que estão causando sua ansiedade e ir além: descobrir quais são as crenças nucleares que produzem esses pensamentos de forma automática. Isso irá te ajudar a entender o que está desencadeando seus sintomas e te permitirá focar na mudança das ações que reforçam a crença que provoca ansiedade.


Você não vai conseugir dominar a ansiedade sem saber exatamente do que ela se trata. Por isso, vale a pena investir tempo para entender realmente o que acontece no seu corpo. Inclusive, isso vai te tornar um mestre no combate à ansiedade.


Esses pontos são essenciais, mas é preciso ir além. É preciso construir uma vida consciente e através do Autoterapia para Ansiedade 9.0, eu consigo desenvolver isso com você - há 16 anos atuo como psicóloga clínica e desde antes disso, eu ajudei pessoas com ansiedade e depressão através do yoga e meditação. No total, tenho 21 anos de cuidado com o outro e toda essa experiência eu passo para você no Autoterapia para Ansiedade 9.0.


A autoterapia é um tratamento eficaz para ansiedade?

Sim, a autoterapia é eficaz, mas ela não irá funcionar tão bem se o subconsciente não for tratado. Como vimos anteriormente, nossos pensamentos são influenciados de diversas maneiras. Muitas vezes por conversas, relacionamentos, músicas e até religião.


Sendo assim, o nosso subconsciente registra memórias de toda a nossa vida. Por isso, muitas pessoas se sentem “presas na gaiola”, porque algumas crenças que estão no subconsciente ainda não foram tratadas.


Portanto, você precisa saber filtrar o que seu cérebro vai ter de alimento emocional para manter pensamentos mais saudáveis. Às vezes, uma simples conversa é capaz de destruir o emocional de alguém. Para evitar mal humor, desânimo e outros sintomas de frustração, tenha cuidado nos relacionamentos e busque pessoas que vão te fazer sentir bem.


Outro fator importante é saber selecionar programas de TV, filmes e séries, livros e tudo que o seu cérebro pode absorver. O papel do cérebro é interpretar o que vê, porque, na verdade, ele não consegue enxergar a realidade - o cérebro interpreta a realidade, baseado em seu sistema de crenças. Por isso, ter cuidado com o que você leva para ele é fundamental.


No meu curso Autoterapia 9.0, eu ensino técnicas para controlar crises. Ao longo das semanas, o paciente que sofre muito com insônia, aprende a entrar em um estado profundo de relaxamento por meio de uma técnica de hipnose que é transmitida por áudio.


Mais do que isso, o áudio ensina também a desligar os mecanismos de ansiedade, além de formular frases internas. Ou seja, as crenças que se alojaram ao longo dos anos no seu subconsciente serão modificadas. E os resultados são muito positivos.


Muitos pacientes que fazem o curso Autoterapia 9.0, conseguem mudar seus hábitos alimentares e aprendem a gostar de atividades físicas, por exemplo. A estrutura do pensamento é modificada para que suas emoções sejam curadas e, posteriormente, seu comportamento seja alterado.


Como funciona o Autoterapia 9.0?


Além de muitas técnicas para controlar a ansiedade, utilizamos também o Mindfulness para que você aprenda a ter consciência plena e consiga observar sem julgar. A prática de mindfulness vai te ajudar a treinar seu cérebro para ficar no aqui e agora - espaço onde não existe ansiedade. Em outras palavras, seus pensamentos serão modificados gradativamente com o tratamento até que seu estilo de vida seja mudado.


Se você quer tratar a ansiedade com a autoterapia, conheça o curso Autoterapia para Ansiedade 9.0. Serão 9 semanas com técnicas capazes de mudar suas perspectivas que estão alojadas no seu subconsciente para tratar sua ansiedade.


Clique aqui para conhecer mais sobre o Autoterapia para Ansiedade 9.0



4 visualizações0 comentário