• Sheila Drumond

Será que a Meditação Mindfulness traz benefícios para a Saúde Mental?



Para começar, podemos entender a meditação do tipo Mindfulness como uma prática de desenvolvimento de um tipo de atenção denominada atenção plena, ou seja, a prática da atenção ao momento presente de forma consciente e sem julgamento. Atualmente, a prática de mindfulness tem sido cada vez mais utilizada como mais um recurso para promover a saúde mental.


Pesquisas mostram que mindfulness pode ser eficaz no tratamento de diversos problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, estresse e insônia. Além disso, a meditação mindfulness também pode auxiliar na prevenção do retorno desses sintomas.


Embora ainda existam algumas dúvidas sobre os mecanismos exatos pelos quais a meditação mindfulness promove a saúde mental, comprovou-se que ela atua no sistema nervoso central para reduzir o stress e aumentar o bem-estar, incuindo modificações estruturais no cérebro em áreas bem importantes. Mindfulness também pode melhorar a capacidade de lidar com as emoções e promover um maior senso de controle sobre as experiências negativas.

O que é mindfulness?

Mindfulness é uma técnica que contempla atenção do momento presente. É importante ressaltar que a prática pode ser cultivada por meio da meditação, mas também pode ser incorporada no dia-a-dia através da consciência plena nas atividades cotidianas.


Muitas pessoas se queixam de falta de concentração para realizar suas atividades. Por isso, a prática da meditação mindfulness está sendo muito procurada. Você pode saber mais sobre Mindfulness através deste vídeo em nosso canal do YouTube Revolução Mindfulness:





A importância da atenção plena para a saúde mental

Cada vez mais, a prática de mindfulness tem sido estudada pelos seus benefícios para a saúde mental e física. Os estudos mostram que mindfulness pode reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e o trauma, além de melhorar a qualidade do sono, aumentar a imunidade e diminuir a pressão arterial.


Para quem pensa que os benefícios são só para saúde mental, há também melhora na saúde física. A técnica de relaxamento pode ser usada no tratamento de condições médicas como asma, dor crônica, ansiedade generalizada e distúrbios alimentares.


Mindfulness para aliviar a ansiedade e o estresse


A prática de mindfulness provoca mudanças estruturais e funcionais quando o assunto é ansiedade e estresse. As mudanças estruturais no cérebro envolvem aumento de novos neurônios em determinadas áreas, o que explica a diminuição da ansiedade. Os benefícios funcionais ocorrem por adequação de comportamentos - o aprendizado de um novo estilo de vida.


Os benefícios de mindfulness são possíveis porque ele nos ensina a lidar de forma mais saudável com as experiências negativas e com os pensamentos indesejados. Geralmente, quando estamos prestes a vivenciar uma experiência negativa ou quando temos um pensamento indesejado, tendemos a nos apegar às nossas expectativas de como essa experiência ou pensamento devem ser.


Isso nos impede de ver as coisas com mais clareza e nos provoca angústia e tristeza. Por isso, aprender a lidar com as questões do pensamento de forma consciente e não-julgadora nos permite um olhar sob outro ponto de vista.


5 exercícios de mindfulness para praticar em casa

O conceito de mindfulness veio para trazer mais consciência do momento em que vivemos. Às vezes, respirar torna-se uma tarefa quase que imperceptível. Isso porque precisamos da respiração para viver. Mas o ato contemplativo de sentir a respiração acaba se perdendo mediante as tarefas do dia a dia.


Além disso, podemos nos distrair deixando a mente vagar entre o passado e o futuro. Com isso, o momento presente passa despercebido, provocando mais ansiedade. Vamos ver abaixo 5 maneiras de praticar mindfulness em casa.


1. Respire e observe

Você deve ter percebido quando estamos nervosos ou angustiados, nossa respiração logo se altera. Por outro lado, quando você começa a prestar atenção na sua respiração assim que começa o dia, sua tensão alivia.


É muito natural que as obrigações do dia já invadam nossas mentes e nos mantenham ansiosos. Para evitar isso, acorde sentindo o ar entrando e saindo dos pulmões. Ao longo do dia, repita esse exercício que manterá o cérebro e a circulação sanguínea mais oxigenados.


2. Perceba atividades simples

Atividades como comer e andar são muito corriqueiras. No entanto, elas não deixam de ser muito importantes para nossa sobrevivência. Sendo assim, observe melhor as cores dos alimentos, a textura e o sabor que cada um traz para os seus sentidos.


Se você precisa fazer suas refeições correndo é porque não preparou um tempo para fazer essas tarefas com calma. Portanto, para praticar mindfulness no cotidiano, aprenda a separar um tempo de qualidade para esses hábitos diários.


3. Faça pausa entre atividades

Da mesma maneira que, precisamos de um tempo de qualidade ao fazer uma refeição, as pausas entre as atividades contribuem para mais saúde mental. Principalmente porque emendar um compromisso e outro só contribui para o estresse.


Sendo assim, procure planejar mais sua rotina e deixe com que a sua mente e o corpo descansem entre um compromisso e outro.


4. Seja mais observador

As relações sociais precisam de atenção para que conexões sejam geradas. Nem sempre estamos atentos ao que os outros ao redor estão falando. Às vezes, preferimos nos esconder na tela de nossos celulares, e isso pode fazer com que percamos grandes oportunidades.


A partir de agora, aprenda a apreciar as pessoas, o que elas falam e como elas falam. Isso vai trazer mais progresso nas suas relações interpessoais. Afinal, todo mundo gosta de ser notado e apreciado. Use mindfulness para praticar a atenção plena no local que você está.


5. Esteja consciente em sua comunicação

Esta é mais uma dica para que suas relações sociais sejam ainda mais ricas. Praticar a atenção plena é também estar mais presente em suas colocações. Por exemplo, antes de alguém terminar a frase, cometemos o erro de interromper para dar nossa opinião.


Ao contrário disso, experimente aguardar o fim do discurso e analise bem o que a pessoa quis dizer para, enfim, dizer o que pensa. Isso evita confusão nas comunicações.


Mindfulness é uma maneira de melhorar a saúde mental e física. Sem dúvida, a prática da atenção no momento presente evita desconfortos causados pela ansiedade de viver o futuro e sentimentos de angústia por ter vivido alguma coisa no passado.


Você mesmo pode aprender a pensar de uma maneira equânime (neutra) a partir de técnicas que vão transformar sua maneira de conduzir sua vida. Se precisar de uma força, nosso canal no YouTube está repleto de técnicas! Clique aqui para conhecê-las.


Mas, se você quer um método sistemático para colocar Mindfulness na sua vida e investir na sua Saúde Mental, quero te convidar a conhecer o curso Autoterpia para Ansiedade 9.0, que é resultado de um trabalho de mais de 20 anos de cuidado com as pessoas. A partir dessa jornada de autoconhecimento, você vai provar de métodos que vão atuar diretamente em 4 campos:mental, emocional, comportamental e subconsciente. Ainda por cima, tem o bônus Revolução Mindfulness, com 45 práticas exclusivas de mindfulness que vai te levar além!!


Conheça o curso Autoterapia para Ansiedade 9.0 e o Revolução Mindfuness 30 e junte-se a dezenas de alunos que estão mudando suas vidas com Mindfulness.


4 visualizações0 comentário